Condições de utilização

A Teleféricos da Madeira S.A. fornece o serviço de transporte no Teleférico da Cidade do Funchal dentro do horário afixado junto das entradas, nas bilheteiras e nos meios de comunicação.

O horário pode ser alterado em função de várias circunstâncias supervenientes, como sejam condições climatéricas muito adversas, a necessidade pontual de realização de trabalhos de manutenção extraordinária, a eventual interrupção do fornecimento de energia elétrica da rede pública ou também para corresponder a fluxos extraordinários de passageiros.

A hora do último embarque antes do encerramento da operação diária está afixada nas estações e deverá ser levada em conta pelos senhores passageiros.

Durante a viagem poderão ocorrer variações de velocidade ou paragens, em tal caso os senhores passageiros deverão aguardar calmamente o retomar do movimento. Em caso de interrupção do fornecimento de eletricidade o movimento será restabelecido através de um acionamento alternativo autónomo.

Os passageiros deverão observar as instruções do pessoal da instalação, que se encontra devidamente identificado e que está permanentemente a zelar pela sua comodidade e segurança, tendo em consideração nomeadamente:

  • A lotação máxima de cada veículo é de 7 (sete) pessoas.
  • A lotação mínima de cada veículo, quando existam passageiros à espera para embarcar, é de 6 (seis) pessoas.
  • É expressamente proibido aos senhores passageiros o seguinte:
  • Balançar propositadamente as cabines.
  • Atirar qualquer tipo de lixo ou objetos pelas janelas.
  • Fumar, beber ou comer dentro das cabines.
  • Permanecer no interior das cabines durante a passagem pelas estações.
  • Qualquer comportamento que possa incomodar ou pôr em causa o conforto e a segurança dos outros passageiros.

A Teleféricos da Madeira SA reserva o direito de admissão nas instalações do Teleférico do Funchal a pessoas que evidenciem condições impróprias, alcoolizadas ou cujo comportamento possa comprometer a segurança e o bem-estar dos outros passageiros.

O transporte de bicicletas ou animais pode-se efetuar em momentos de menor tráfego e sempre sujeito à aprovação do pessoal da instalação, de maneira a não incomodar outros passageiros.

Em caso de impedimento da realização da viagem de retorno devido a mau tempo, falta de energia elétrica ou avaria, os passageiros portadores de bilhete válido têm direito ao transporte à estação de origem por outro meio ou, alternativamente, à devolução de 50% da quantia paga pelo título de transporte.

A aquisição do bilhete pressupõe a plena aceitação pelos senhores passageiros destas Condições de Utilização.

Litígio

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma entidade de resolução alternativa de litígios:

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira (CACCRAM)
Morada
Rua Direita, 27 – 1.º andar 9050-450 Funchal
Telefone
291 750 330
Fax
291 750 339
Email
centroarbitragem.sras@gov-madeira.pt

Lista de Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) (criada em conformidade com o artigo 20.º da diretiva 2013/11/EU)

Esta lista integra o primeiro conjunto de entidades RAL que já foram comunicadas à Comissão Europeia, nos termos do n.º 2 do artigo 17.º da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro.

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma entidade de resolução alternativa de litígios:

Compre um e-ticket e siga logo para embarque

Ticket
Ida e Volta

20€

1 Sentido

14.5€

Crianças

0 aos 6: Gratuito

7 aos 14: -50%