Museu de Arte Sacra

museu de arte sacra

Implantado num palácio do século XVI, outrora residência dos bispos do Funchal, o Museu de Arte Sacra constitui um dos mais antigos e bem preservados museus do Funchal.

O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal, fundado em 1594 por D. Luís Figueiredo de Lemos. É constituído por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria, cronologicamente datadas do período entre os séculos XV e XIX. Das coleções do museu destacam-se dois grupos principais, o da Arte Flamenga, com pintura, escultura e ourivesaria, datável entre o fim do século XV e os primeiros anos do século XVI; e o da Arte Portuguesa, do período entre o século XV e o século XVIII. A pintura flamenga dos séculos XV e XVI distingue-se não só pela grande qualidade dos quadros como também pelas suas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar ainda a coleção de escultura flamenga proveniente especialmente de Malines e de Antuérpia.

No núcleo de ourivesaria, que abrange os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, salienta-se a cruz processional de Água de Pena, datada do século XV, uma bandeja e um cálice com punção de Antuérpia, do século XVI, assim como a cruz processional, oferta de D. Manuel I à Sé do Funchal. No núcleo dos paramentos, a maioria bordados a ouro e a matiz, destaca-se a casula bordada a ouro sobre lhama de ouro da Sé do Funchal.

Este espaço museológico abriu recentemente ao público um novo espaço arquitetónico – Torre Varanda Mirante, estrutura dotada típico dos palacetes urbanos madeirenses do séc. XVIII, destinada inicialmente à observação dos navios que entravam e saiam da baía do Funchal. Inspirado nessa tipologia, a Torre do edifício do Museu de Arte Sacra do Funchal foi essencialmente um espaço vocacionado para o repouso e contemplação da paisagem, pelos bispos que por ali viveram até finais do Séc. XIX: Na varanda podem observar-se um painel azulejar azul e branco, típico do período de produção das oficinas de Lisboa, do segundo quartel do séc. XVIII, surgindo aqui a representação alegórica das Três Virtudes “Teologais”: Fé, Esperança e Caridade.

O museu possui serviços educativos destinados aos vários públicos, nomeadamente crianças, jovens, terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.

Para mais informações visite: http://www.masf.pt/homepage.html