Quinta Terreiro da Luta
O lugar onde a cultura e a natureza se encontram com a magnifica vista sobre o Funchal.
A 850 metros de altitude encontra-se a Quinta do Terreiro da Luta. O edifício apresenta as características dos chamados “chalets” suíços em voga na Europa da época, com os telhados em empeno agudo e muito inclinados, tendo no cimo uma pequena torre lanterna. O conjunto ainda possui para nascente uma torre acastelada ao gosto neo-gótico e toda a fachada se desenvolve para os amplos jardins, através de um amplo conjunto de portas, havendo ainda um piso inferior de arcarias.
No ano 2010 foi estabelecido um museu de fotografia que trata a história do Caminho de Ferro do Monte ou Comboio do Monte. Há exposições permanentes no piso inferior de arcarias, sobre pintura e escultura.
A 2 de Julho de 1919 foi aqui inaugurado o busto, em bronze, de João Gonçalves Zarco, 1º Capitão do Funchal, da autoria do escultor Francisco Franco, cuja execução data de 1914.
A localização privilegiada da Quinta do Terreiro da Luta confere-lhe uma vista única sobre a cidade do Funchal, aliada aos seus verdejantes e sempre bem cuidados jardins, tornam aprazível este histórico espaço e uma referência da paisagem Madeirense.